segunda-feira, 30 de abril de 2012

História e Vida - Poeta Hermes do Nascimento

Sr Hermes do Nascimento, nascido em 09 de julho de 1927, na cidade de Cabedelo.
Filho de José Francisco do Nascimento ( in memorian ) e Maria Hosana do Nascimento ( in memorian ), irmão de Expedito do Nascimento ( in memorian ) e de Aldo Nascimento.
Sr. Hermes manifestou-se cedo em si apego às atividades literárias e folclóricas. Em 1946, já escrevia versos, divulgando a literatura popular.
Foi estivador, sindicalista e marítimo. Começou em 1953 a reunir dados importantes da Nau Catarineta de Cabedelo, reunindo 28 pessoas, dentre elas, estivadores, pescadores e portuários, conseguindo restaurar o Grupo Folclórico Nau Catarineta de Cabedelo, que estava desativado desde o não de 1939, mesmo tendo o grupo se originando em 1910.
“Em 1980, concluiu sua primeira obra literária, “Nau Catarineta, sua origem e sua história”, em seguida, “ Nau Catarineta e a Barca de Cabedelo”, em verso e prosa, respectivamente. Dois anos depois, lançou no Rio de Janeiro uma edição completa em original, que lhe rendeu contrato pelo museu General Humberto Peregrino, Casa de São Saruê, no morro de Santa Tereza.
Hermes do Nascimento, foi muito além que um mero folclorista. Soube como poucos representar de forma magistral, o talento de um cabedelense em diversos estados brasileiros. A lista de homenagens recebidas é de uma vastidão impressionante, digna de um astro de magnitude de primeira.
Poeta popular reconhecido e diplomado pela Ordem Brasileira dos Poetas na Literatura Popular, que tem sua sede em Salvador-BH.
Pesquisador e documentarista folclorista, registrado na radio fusão Educativa do MEC, reconhecidamente no projeto Minerva por haver prestado serviço sobre pesquisa folclórica nos anos de 1974 à 1978.
Autor de vários folhetos de cordel, tendo como obra-prima, o romance “Abraão, o Vingador” e trabalhos musicais, inclusive, autor do Hino Oficial do município de Cabedelo, hino oficial  da visita pastoral em Cabedelo, exclusivo para a arquidiocese da Paraíba , e ainda sobre literatura popular em versos.
Realizou trabalhos sobre a visita do Papa D. João Paulo II ao Brasil e foi ator em pequenas participações em novelas, séries e filmes na TV Globo, como na novela Nina, Espelho Mágico, Pai Héroi, O Boi da Paraíba, este programa especial para Festival da Juventude, Cortejo Fúnebre e do filme Fogo Morto.
Fundador e restaurador da Náu Catarineta de Cabedelo, Ciranda e Coco de Roda.
Reconhecido pelo Vaticano pelo trabalho realizado sobre a visita do Papa D. João Paulo II ao empenho à cultura popular do Brasil e internacionalmente pelo Instituto Interamericano de Etnomusicologia e Folclore de Caracas, Venezuela, e ainda moção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Faleceu no dia 10 de outubro de 2001, aos 78 anos no Hospital Padre Alfredo em Cabedelo, deixando sua esposa Lindalva do Nascimento, 10 filhos e 17 netos na época.
Aonde você estiver, pode ter certeza que seus projetos, sua dedicação, sua memória estarão guardadas primeiramente no coração e mente de sua eterna companheira e sua família lutará para eternizar seu nome na cidade que você tanto se empenhou e dedicou seu tempo.
Descanse em paz, mestre...

3 comentários:

  1. Que vergonha o hino que aparece na intermete de um português péssimo eo pior de tudo em ritmo de samba que ridículo, vocês tem mesmo que tirar essa palhaça do ar,e volte a ser tocado e cantado pelo saudoso hermes nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Cabedelo precisa respeitar mais seus artistas,principalmente o falecido senhor hermes que fez tanto pela cultura,e sua obra prima o hino estar sendo massacrado por uma versão o horrível em ritmo de samba.eros lute com todas as suas força para tira essa versão que ta acabando com hino que teu pai lutou tanto para ser aprovado.

    ResponderExcluir
  3. custe o o que custar lutarei ate os últimos dias da minha vida para resgatar a memoria de meu pai e para que as autoridades de cabedelo pelo menos reconheçam esse grande homem que foi historia na cidade a mesma que lhe abandonou ate os últimos dias de sua vida.

    ResponderExcluir