Encontramos o professor Mauricio Matos Gurgel, uma pessoa com tamanha simpatia e amor no que faz. Ele foi um grande amigo do sr Hermes Nascimento e foi o responsável pela melodia do Hino Oficial do Município de Cabedelo.
Fomos a sua procura para verificarmos se em sua posse teria a cópia da gravação do Hino Oficial de Cabedelo, que sumiu da Câmara Municipal de Vereadores de Cabedelo e da sua Prefeitura. Porém o mesmo informou que infelizmente não tinha, só o que tinha era a letra e sua partitura.
Mostramos para o maestro o hino que estava no site da Prefeitura de Cabedelo, o mesmo ficou chocado com o que estava ouvindo, uma versão totalmente fora da melodia que foi criado, com a letra trocada e com um portugûes de péssima qualidade.
E com a sua sensibilidade neste caso, o maestro propôs a regravação do Hino Oficial de Cabedelo com seu coral e de imediato agradecemos a proposta feita.
Conseguimos mais um integrante importante nessa luta...
Segue abaixo um resumo da história desse grande Maestro:
Ele nasceu no Ceára, mas tornou-se paraibano por paixão. Com 58 anos de carreira, o Maestro Maurício Gurgel já formou tês gerações de músicos e foi o responsável pela criação dos principais corais do estado.
Desde criança, já participava do coral de sua escola, onde demonstrava talento. Chegou a ensinar flauta aos seus amigos de sala de aula. Desde os 15 anos ja lecionava música,ao chegar na idade adulta, entrou para o Conservatório de Música do Ceará, onde aprendeu a compor para um coral. Chegou em João Pessoa em 1960, com seus 28 anos de idade, para fazer o Curso Superior de Educação Musical. O maestro disse parar no lugar certo, quando refere-se à João Pessoa, e completa: "A Paraíba é um grande celeiro de músicos muito talentosos e é uma pena que a maioria não encontre espaço por aqui, tendo que ir para outros estados e até Países".
Fundador dos corais do Colégio Lourdinas, Colégio das Neves, , Pio XII, Ipê (hoje chamado de Unipê), do Seminário Arquidiocesano, da então chamada Escola Técnica (hoje chamada IFPB), da cidade de Guarabira, Vozes do Sanhauá, entre outros. Na então Escola Técnica o Maestro ensinou por 23 anos, também foi diretor da escola de Música Antenor Navarro por 15 anos. Quando se aposentou em 1991, criou sua escola de música e seu próprio coral, Vozes do Sanhauá. "Dediquei toda minha vida a música e não podia ficar parado só porque me aposentei, não iria conseguir ficar sem fazer nada."
sei q não e fácil correr atras de seus objetivos,mais cigas enfrente vç só tome cuidado tem muita gente de olho grande.
ResponderExcluirnão tenho medo de olho grande,por que tenho deus ao meu lado e seguindo com ele chego em qualquer lugar.
ResponderExcluirmeu sogro foi um homem extraordinário, tenho orgulho de ter conhecido e convivido com ele, todo o seu trabalho como poeta e escritor me encantou e me fez da mais valor a cultura.
ResponderExcluirespero que essa nova gestão mude um pouco,a vida dos cabedelenses e ajudem nossos crianças e adolescentes que encontram se em situação precária,se drogando e se matando por falta de oportunidade,espero que nossas autoridades,reative a cultura de cabedelo porque só assim acredito que mude e o importante reconheçam os artistas da terra e respeitem a memoria dos que já se foram hermes foi poeta cabedelense que dedicou parte de sua vida a cultura de cabedelo autor do patrimônio histórico hino oficial de cabedelo e hoje encontra se esquecido
ResponderExcluirnão vamos deixar que a incompetência dos poderes públicos deixe morrer no esquecimento a memoria do grande artista hermes nascimento.
ResponderExcluir